Venha conhecer as belezas naturais de Xingó

Pousada Marihá

Rua: Pacatuba, 17 - Vila Sergipe
Piranhas-Al - Cep: 57.460.000
55-82-3686-1326
55-82-8703-4831
pousadamariha@msn.com

Atrativos Turísticos da Região

 

 Fazenda Mundo Novo

A Fazenda conta com diversas trilhas e sítios arqueológicos, todos em perfeito estado de preservação e harmonia com a natureza intocada da paisagem da caatinga sertaneja. Nos sítios arqueológicos, estudados pela equipe da Universidade Federal de Sergipe em conjunto com o MAX, foram construídas passarelas de proteção aos registros gráficos, datados pelos arqueólogos com até 9000 anos AP (antes do presente). A caminhada ecológica é bastante agradável, já que os amantes do turismo de aventura poderão conhecer as maravilhas da caatinga, além de quatro sítios arqueológicos: Sítio do João, Sítio Patrocina, Sítio Josefina e Sítio do Cândido. Os aventureiros poderão desfrutar das principais trilhas ecológicas que a Fazenda dispõe, dentre as quais destacamos: Trilha dos Veados, Trilha dos Craibeiros e Trilha do Alto do Céu.
 

Rota do Cangaço

A trilha tem aproximadamente 680 m, saindo do Sítio Duas Irmãs. É uma trilha bem conservada. A Grota, que está localizada num vale às margens de um riacho temporário, é um abrigo encravado numa formação rochosa. O local destaca-se por ser onde Lampião, Maria Bonita e cangaceiros foram mortos. O passeio é a bordo do catamarã Pomonga, administrado pelo Xingó Parque Hotel ou em embarcações regionais. A trilha foi idealizada pelo turismólogo Jairo Oliveira e pode ser complementada com uma visita a cidade histórica de Piranhas (AL), onde é possível visitar a Lapinha do Sertão, o Centro de Artesanato e o Museu do Sertão. Ao chegar no Restaurante Angico o turista pode solicitar o seu almoço regional e seguir pela trilha até ao local onde fica a Grota de Angico, já no município de Poço Redondo(SE) e registrar o ponto exato onde Lampião, Maria Bonita e seus nove companheiros foram mortos. No retorno desfrute das delícias do Restaurante Angico embaixo de uma das mangueiras e não deixe de mergulhar nas águas do rio São Francisco.


Caminhada ao Vale dos Mestres (Ideal conhecer com os Trilheiros do Sertão)

A trilha tem extensão de aproximadamente 2000 metros, seguidos sempre sob o leito do Rio Poço Verde, temporário e afluente do São Francisco. Após os 100 metros iniciais, podem-se vislumbrar paredões rochosos trabalhados pela erosão. O sítio arqueológico é formado por três abrigos encravados no sopé dos paredões à margem direita do riacho. Nestes abrigos encontram-se as gravuras, com datações de mais de 3000 anos atrás.


 Usina Hidrelétrica de Xingó

Entre os Estados de AL e SE, compreendendo os municípios de Piranhas/AL e Canindé de São Francisco/SE, está localizado um dos maiores e um dos mais modernos Complexos Hidroelétricos do mundo. Hoje, a UHE - Xingó é a 2ª maior hidrelétrica do país e a 6ª do mundo. Construída pela CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), através de um investimento de cerca de 3,7 bilhões de dólares, fez surgir um lago com 60 km² de extensão, com capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos de água. A capacidade geradora da usina é de 3 milhões de quilowatts, com 6 unidades geradoras instaladas , cujo potencial de energia é de 500 KW cada.A Usina funciona de terça a domingo, das 8h às 11h e das 14h às 17, com acesso pelo Centro de Recepção de Visitantes.Para conhecer a Usina é ideal antes entrar em contato com algumas das agências de turismo receptivo de Canindé e seguir acompanhado por um agente turístico.


 Paraíso do Talhado (Passeio dos Cânions do São Francisco)

O passeio é realizado a bordo de escuna ou catamarã. As embarcações seguem singrando as águas do São Francisco, de onde é possível vislumbrar várias formações rochosas, enseadas e ilhas que surgiram após o enchimento do reservatório da UHE – XINGÓ. O passeio segue até o Paraíso do Talhado, um dos trechos mais bonitos do cânion, para um refrescante mergulho nas águas do Velho Chico. É o passeio mais procurado do Complexo Turístico Xingó.

 

Max - Museu de Arqueologia de Xingó

Localizado na zona rural do município de Canindé de São Francisco/SE, ao lado do Instituto Xingó, o Museu é bem projetado e com ótimo acervo, apresentando também exposições temporárias. O MAX surgiu a partir do convênio entre a Universidade Federal de Sergipe, a PETROBRÁS e a CHESF. Tem como objetivo principal ampliar e divulgar o conhecimento da pré-história do Baixo São Francisco. O museu cobra uma taxa de acesso de R$ 3. A visita ao MAX não pode ficar de fora do roteiro.Funciona de quarta a domingo, das 9h às 16h e cobra taxa de acesso por pessoa de R$ 3.

Histórico de alguns Atrativos Turisticos

Histórico

15/12/2011 12:56
Gruta de Angicos A gruta do Angico, esconderijo costumeiramente usado por Lampião e seu bando, nunca mereceu a confiança de Corisco, que alegava ser aquele coito situado em terras sergipanas, lugar de uma única saída, portanto, passível de cerco incontornável, o que no caso de um...